REFLEXÃO DAS AULAS
Nesta página estão presentes as reflexões efetuadas após cada aula, onde descrevo dificuldades, aspetos positivos e menos positivos, bem como os sentimentos durante o processo de planeamento e execução.
Observação do nível dos alunos nas matérias de Voleibol, basquetebol e futebol. Registo e identificação do nível dos alunos na matéria de voleibol, respeitando as aprendizagens essenciais.
Observar o nível dos alunos na matérias basquetebol e registo/identificação do nível dos alunos, respeitando as aprendizagens essenciais. Voleibol - Enfatizar a noção de recebedor/não recebedor.
Observar o nível dos alunos na matérias basquetebol e registo/identificação do nível dos alunos, respeitando as aprendizagens essenciais. Voleibol - Enfatizar a noção de recebedor/não recebedor.
Observar o nível dos alunos na matéria badminton. Realizar testes físicos relacionados com o atletismo.
ANDEBOL - Adquirir noções básicas de situações de igualdade numérica através da movimentação sem bola e da mobilidade, com ênfase no ataque perante marcação individual. VOLEIBOL - manter o estímulo introduzido na primeira aula da UD.
BASQUETEBOL - facilitar a organização do ataque através da superioridade numérica, com ênfase na deslocação para o cesto após passar a bola. GINÁSTICA - proporcionar aos alunos momentos lúdicos com rigor gímnico.
FUTEBOL - desenvolvimento da organização posicional; ATLETISMO - mobilidade da técnica de corrida, retirar o medo dos obstáculos e promover a ambidestria; VOLEIBOL - manter o estímulo introduzido na primeira aula da UD.
GINÁSTICA - proporcionar aos alunos momentos lúdicos com rigor gímnico; ATLETISMO - aprimor as dificuldades observadas na aula anterior e registar o tempo de velocidade dos 40m sem obstáculo, para posteriormente comparar com a corrida de barreiras de 40m; VOLEIBOL/ FUTEBOL - manter o estímulo das últimas aulas das UD
VOLEIBOL - conseguir devolver a bola por cima da rede após 3 toques (progredir para a rede ao reenviar a bola); BADMINTON - conseguir utilizar o clear como resposta ao serviço longo e manter a sequência clear-clear.
ANDEBOL - Adquirir noções básicas de situações de igualdade numérica através da movimentação sem bola e da mobilidade, com ênfase no ataque perante marcação individual; FUTEBOL - desenvolvimento da organização posicional; ATLETISMO - Aprimorar as dificuldades observadas e questionadas pelos alunos, corrida de obstáculos de 40m como preparação para a aula final.
VOLEIBOL - conseguir devolver a bola por cima da rede após 3 toques (encadeamento de ações); BADMINTON - conseguir utilizar o clear como resposta ao serviço longo e o lob como resposta ao amortie. Sequência serviço longo - clear - amortie - lob.
BASQUETEBOL - facilitar a organização do ataque através da superioridade numérica, com ênfase na deslocação para o cesto após passar a bola. FUTEBOL - criar linhas de passe em profundidade; criar superioridade numéria através do apoio ao portador da bola, oferecendo-lhe opções para dar sequência ao jogo.
ANDEBOL - criar linhas de passe através da movimentação sem bola e da criação de vantagem numérica, com criação de situações de superioridade numérica, com base na progressão e movimentação em prol da baliza e na criação de espaços. LUTAS - introdução de conceitos básicos e técnicas de queda. GINÁSTICA - proporcionar aos alunos momentos lúdicos com rigor gímnico.
VOLEIBOL - conseguir devolver a bola por cima da rede após 3 toques (encadeamento de ações); BADMINTON - conseguir utilizar o clear como resposta ao serviço longo e o lob como resposta ao amortie. Sequência serviço longo - clear - amortie - lob.
LUTA - noção de vantagem sobre o adversário; DANÇA - identificar os 32 tempos musicais; ANDEBOL - criar linhas de passe através da movimentação sem bola e da criação de vantagem numérica, com criação de situações de superioridade numérica, com base na progressão e movimentação em prol da baliza e na criação de espaços; FUTEBOL - desenvolvimento da organização posicional; ATLETISMO - corrida de obstáculos sem alterar o ritmo.
Os alunos evidenciam honestamente as componentes técnicas/táticas que possuem referentes à matéria de voleibol, após a exercitação das habilidades técnicas ao longo das aulas e da introdução de ações de jogo manipuladas. Os alunos evidenciam conhecimento da modalidade através do papel de árbitro, executando os gestos técnicos.
Desenvolvimento da aptidão física; Abordagem dos conceitos psicossociais inerentes às matérias, igualmente importantes para o desenvolvimento integral dos alunos e a sua adaptação à sociedade. ANDEBOL - criar situações de finalização sem oposição em superioridade numérica FUTEBOL - Os alunos evidenciam honestamente as componentes técnicas/táticas que possuem referentes à matéria, após a exercitação das habilidades técnicas e dos príncipios de jogo.
LUTAS - conseguir imobilizar o colega através da técnica Yoko Shiho Gatame e projetar através da técnica O-Soto-Gari; DANÇA - conseguir entrar no tempo da música, trocar de passo dentro do ritmo e assimilar a coreografia; ANDEBOL - Os alunos evidenciam honestamente as componentes técnicas/táticas que possuem referentes à matéria, após a exercitação das habilidades técnicas e dos príncipios de jogo.
BADMINTON - conseguir utilizar o clear como resposta ao serviço longo e o lob como resposta ao serviço curto; BASQUETEBOL - facilitar a organização do ataque através da superioridade numérica, com ênfase na deslocação para o cesto após passar a bola.
LUTAS - conseguir imobilizar o colega através da técnica Yoko Shiho Gatame e projetar através da técnica O-Soto-Gari; DANÇA - conseguir entrar no tempo da música, trocar de passo dentro do ritmo e assimilar a coreografia; APTIDÃO FÍSICA - os alunos evidenciam as suas capacidades nos testes físicos.
BASQUETEBOL - adquirir noções de habilidades de proteção da posse de bola em presença do defensor ativo; BADMINTON - Os alunos evidenciam honestamente as componentes técnicas/táticas que possuem referentes à matéria, após a exercitação das habilidades técnicas e dos princípios de jogo.
Os alunos evidenciam honestamente as componentes técnicas/táticas que possuem referentes à matéria de basquetebol, após a exercitação das habilidades técnicas ao longo das aulas e da introdução de ações de jogo manipuladas
LUTAS - os alunos evidenciam honestamente as técnicas e a nomenclatura; GINÁSTICA - os alunos evidenciam honestamente as habilidades técnicas da matéria de solo e aparelhos; DANÇA - evento culminante onde os alunos apresentam o final da coreografia.
ANDEBOL - criar situações de finalização sem oposição em superioridade numérica; FUTEBOL - desenvolvimento da organização posicional.
GINÁSTICA - proporcionar aos alunos momentos lúdicos com rigor gímnico. LUTAS - conseguir projetar o colega através das técnicas.
ANDEBOL - criar situações de superioridade numérica em tarefas de igualdade numérica; VOLEIBOL - enfatizar/diferenciar a função do passador e dos recebedores-atacantes em situações de 3x3.
GINÁSTICA - proporcionar aos alunos momentos lúdicos com rigor gímnico. LUTAS - conseguir projetar o colega através das técnicas.
FUTEBOL - criar linhas de passe em profundidade; criar superioridade numérica através do apoio ao portador da bola, oferecendo-lhe opções para dar sequência ao jogo. ANDEBOL - criar situações de superioridade numérica em tarefas de igualdade numérica.
BASQUETEBOL - facilitar a organização do ataque através da criação de superioridade numérica, com ênfase na deslocação para o cesto após passar a bola. FUTEBOL - progressão para a baliza.
VOLEIBOL - enfatizar/diferenciar a função do passador e dos recebedores/atacantes em situações de 3x3. BADMINTON - conseguir usufruir das técnicas para das resposta às jogadas ofensivas do adversário.
FUTEBOL - criar linhas de passe em profundidade; criar superioridade numérica através do apoio ao portador da bola, oferecendo-lhe opções para dar sequência ao jogo. ANDEBOL - criar situações de superioridade numérica em tarefas de igualdade numérica.
GINÁSTICA - proporcionar aos alunos momentos lúdicos com rigor gímnico; DANÇA - conseguir estar no ritmo da música e aprender os passos base da coreografia.
VOLEIBOL - enfatizar/diferenciar a função do passador e dos recebedores-atacantes em situações de 3x3 com encadeamento de ações. BADMINTON - conseguir usufruir das técnicas para das resposta às jogadas ofensivas do adversário.
DANÇA - proporcionar aos alunos um momento de cooperação e criatividade e responsabilizá-los pelo processo com uma cobrança no final da aula. APTIDÃO FÍSICA - os alunos evidenciam as suas capacidades nos testes físicos. GINÁSTICA - aprimorar a técnica habilidade do rolamento à retaguarda.
BASQUETEBOL - criar situação de vantagem em igualdade numérica;
FUTEBOL - utilização dos apoios com o objetivo de ciar espaço.