OUTUBRO
01/10/2021
Reunião NE
Foi acordada uma reunião semanal para as 9h30 de sexta-feira.
Hoje estivemos a abordar assuntos relacionados com o PA e UD; critérios de avaliação, nomeadamente para alunos em casos de atestado prolongado (que é o caso na minha turma); ideias de atividades para a celebração dos 50 anos da ESAS, que irá ser celebrado através de 50 atividades. Falamos ainda da nossa intervenção na Escola Básica de Nogueira, sobre o 2º ciclo, que será através da prática por blocos e irá ser agendada mais para a frente.
07/10/2021
Turma Complementar
O meu colega estagiário, planeou a aula de modo a ocupar dois espaços e, portanto, pediu-me que estivesse no exterior a organizar a parte do basquetebol, enquanto ele fazia a avaliação diagnóstica de ginástica no ginásio dos espelhos. Transmitiu-me os exercícios que queria que eu lidera-se com metade da turma e, assim o fiz com o primeiro grupo. Depois, em conversa com o professor cooperante achamos que o primeiro exercício não era o mais indicado e não parecia ter como objetivo a referência do jogo. Por esse mesmo motivo, no segundo grupo optei por fazer umas modificações simplificadas da forma modificada de jogo 3x3, que era o exercício final. Penso que contribui para que a aula do meu colega Leandro fosse fluída e organizada, tentei que os alunos compreendessem o objetivo do jogo proporcionando momentos de superioridade numérica para facilitar a organização do ataque.
08/10/2021
Reunião NE
Hoje falamos sobre as avaliações diagnósticas e a importância delas para definirmos a extensão da matéria de ensino; sobre o planeamento e o trabalho a fazer do ponto de vista macro, isto é, do topo para a base; dos fatores condicionadores do planeamento, nomeadamente as aprendizagens essenciais e as instalações; da importância da organização das aulas, uma vez que teremos multiatividades; sobre a importância de estabelecermos confiança, controlo e regras para conseguirmos que os alunos cumpram os objetivos estipulados e sejam autónomos naquilo que lhes propomos.
14/10/2021
Turma Complementar
Durante esta aula o meu colega estagiário optou por dividir novamente os alunos por espaços. Enquanto metade da turma estava no ginásio dos espelhos, o resto estava no exterior a jogar uma forma modifica de jogo de futebol. Lá fora os alunos estavam autónomos, enquanto estivemos os dois no interior a ajudar na aula de ginástica. Esta turma apresenta demasiadas dificuldades nas habilidades de ginástica e por isso era importante estarmos os dois em diferentes estações de modo a darmos um maior suporte aos alunos. Uma vez que muitos deles apresentam receio, além das dificuldades motoras.
15/10/2021
Reunião NE
Nesta reunião estivemos a falar sobre os órgãos de gestão da escola e o funcionamento, bem como a sua evolução ao longo do tempo. Falamos ainda sobre o nosso planeamento cujo objetivo não é entreter os alunos e tudo o que eu projeto e planifico é para me ajudar a ter uma melhor prática. No entanto, devemos estar seguros daquilo que fazemos e, se conseguirmos reduzir em duas frases aquilo que pretendemos com cada matéria significa que temos o conteúdo dominado. As aulas de EF são ecléticas e o modelo adotado na escola é a prática distribuída, mas o que nos inspira é o conteúdo programático. Tentarei em cada uma das aulas da UD acrescentar conteúdos novos e continuar a consolidar as aulas anteriores quando tiver possibilidade de espaço para abordar a matéria, sem estar previamente definido no planeamento anual.
Ainda tivemos tempo para falar sobre o trabalho alternativo no 2º ciclo, uma vez que será ligeiramente diferente porque iremos para outra escola, teremos outras regras e será uma prática por blocos.
21/10/2021
Turma Complementar
Durante a aula do meu colega estagiário estive a ajudar através do feedback ao serviço. Apesar de algumas dificuldades alguns alunos conseguiram executar o serviço com alguma consistência. No entanto, este método de aulas não combina com o meu perfil. Acho que o serviço não é um fator essencial para que os alunos entendam o jogo, uma vez que podemos fazer alterações e iniciar o jogo com passe, por exemplo. Além disso a aula sendo no exterior e já estar tempo de frio, fez-me confusão os alunos estarem demasiados parados. Para mim é muito importante a densidade motora, apesar de não ser o objetivo principal acho que é um fator que nos ajuda a proporcionar aulas mais lúdicas e interessantes.
22/10/2021
Reunião NE
O foco
nesta reunião foi o projeto de Formação Individual, onde devo descrever o ambiente
relativo ao meu estágio profissional (professor cooperante, turma, núcleo de
estágio, instalações, prática distribuída, diretor de turma, etc.) e o que eu
me proponho a fazer. Devo descrever os marcos importantes nas minhas formações,
do ponto de partida que temos e com isso projetar aquilo que vou fazer. Quais
as matérias que me proponho a experimentar, os modelos a implementar, o trabalho
a realizar cooperado com o diretor de turma e no âmbito do 2º período. Onde estará
também inserido o estudo de investigação na ação, ou seja, a dificuldade que
deteto na minha turma e me proponho a melhor, algo que acho que será positivo
na minha formação.
28/10/2021
Turma Complementar
Esta aula foi mais uma prova de que o planeamento da aula é um mero projeto, uma vez que não conseguimos controlar a meteorologia. Portanto, o meu colega estagiário teve de fazer uma alteração de espaço durante a aula. É um constrangimento difícil, mas que conseguimos superar rapidamente. A única situação menos positiva é que o Leandro não conseguiu abordar o estipulado, mas é por isso mesmo que estamos numa prática distribuída. Abordamos mais matérias do que aquelas necessárias para classificar o aluno e aproveitamos sempre que temos possibilidades que as aulas sejam de multiatividades.
29/10/2021
Reunião NE
Estas reuniões semanais são bastante positivas, são momentos de absorção e reflexão desde o ponto de partida, até ao ponto onde estamos.