NOVEMBRO

04/11/2021

Turma Complementar

A turma do meu colega estagiário nada se iguala à minha, mais pacata, mais descontraída, mas ao mesmo tempo menos competitiva e com um nível de performance bastante mais baixo. Mesmo dentro da turma o nível é demasiado díspar e certamente dificulta ao Leandro na criação de objetivos que correspondam às expetativas daqueles que são mais evoluídos e que não dificultem os alunos com mais dificuldades de evidenciarem as suas capacidades.  

Sinto que saiu-me a sorte grande na rifa, sendo exigente com o meu trabalho e aquilo que me proponho seria mais difícil trabalhar com esta turma que demonstra níveis competitivos muito baixos, bem como pouca vontade de aprender e de superação.

05/11/2021

Reunião NE

A nossa reunião teve como objetivo reforçar o calendário que temos a cumprir para com a Fadeup e aprofundar o regulamento de estágio. 
Além disso, tivemos oportunidade de expressar as nossas maiores dificuldades nas aulas e os aspetos que achamos que devemos melhorar. Como já referi nas minhas reflexões das aulas, a minha maior dificuldade tem sido o duelo de personalidades. Tivemos uma pequena discussão sobre o assunto e tenho consciência que só eu posso alterar esse estado. No entanto, não é algo que afete o meu trabalho, nem o meu discernimento. Acho que tenho as expectativas demasiado elevadas e quando a atitude dos alunos não corresponde ao esperado, acabo por ficar desiludida. Tenho consciência que faz parte do processo e que irá ser fundamental para o meu crescimento, não só como professora, mas também como pessoa.

11/11/2021

Turma Complementar

O meu colega estagiário optou por utilizar a minha organização da aula passada, dividindo a turma em 2, metade estaria a jogar badminton e o restante voleibol. Como faltavam elementos e as duplas não batiam certas, fiz a aula prática para facilitar o processo de organização ao Leandro. A turma dele é bastante distinta da minha, apresenta bastantes dificuldades e as consequências da pandemia são demasiado notórias.

12/11/2021

Reunião NE

O grande propósito desta reunião foi falar sobre os critérios de avaliação, algo que esta muito subjetivo e pouco claro. A discrepância  que pode existir entre os professores é demasiado grande. A meu ver deveria existir instrumentos de avaliação globais para que todos entendêssemos os critérios da mesma maneira. Uma vez que os alunos são classificados num intervalo quantitativo de acordo com os níveis referentes às diferentes matérias, colocar um aluno no nível introdutório pode ser subjetivo porque para atingir o nível introdutório plenamente deve realizar  tudo o que está descrito? Não realizando, significa que se encontram no não introdutório? No que diz respeito ao elementar, quantos alunos serão capazes de concretizar todos os parâmetros plenamente? Se não conseguirem, mas estiverem conseguir superar o nível introdutório, onde é que se encontram? Este trabalho é mais difícil do que esperava e começo a sentir um peso elevado em classificar os alunos.

18/11/2021

Turma Complementar

O meu colega hoje optou por dividir a turma, metade estava no bloco B, enquanto os restantes estavam autonomamente a jogar futebol no exterior, sem qualquer supervisão e sem instrução no local. Já tinha experimentado dividir a minha turma, mas o facto de dar instrução num lado e no outro e andar sempre a correr de um lado para o outro foi demasiado desgastante. Poderei voltar a experimentar mais para a frente, quando a turma estiver completamente automatizada para corresponder às minhas expectativas. Apesar de tudo, o professor cooperante estava a supervisionar, só que eu queria deixar claro que a instrução é feita por mim. O Leandro tinha duas opções à escolha para acompanhar os alunos no exterior, mas optou por não nos utilizar. Ao invés estive a fazer ajudas na ginástica de solo. 

19/11/2021

Reunião NE

Nesta reunião falamos sobre a avaliação dos alunos. É um assunto demasiado complexo e inesgotável, que nos leva sempre a incansáveis discussões e cada vez mais sinto a pressão nos ombros da responsabilidade inerente a este momento do estágio profissional.

25/11/2021

Turma Complementar

Esta aula foi destinada à observação do PO, por isso mantive-me mais distante para que o meu colega conseguisse evidenciar as suas capacidades e liderar o processo de um modo autónomo. 

R. Álvaro Carneiro, 4715-086 Braga
Todos os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora