DEZEMBRO
02/12/2021
Turma Complementar
Hoje a aula do meu colega estagiário foi destinada a avaliação formativa das matérias de andebol e basquetebol. A aula começou com o Leandro a definir as equipas para o jogo (formato de avaliação) e de imediato, os alunos foram para os seus campos jogar 3x3 em 1/2 campo de basquetebol. Na minha opinião, iniciar a aula sem qualquer tipo de ativação geral, não é producente, muito menos com este frio. Compreendo que o tempo era limitado uma vez que teria de avaliar duas matérias, mas talvez fosse preferível fazê-lo em aulas distintas. Após ele observar um grupo, os alunos iam para o outro lado do pavilhão "treinar" para avaliação, enquanto ele avaliava os restantes. Isto não correu bem, porque as instruções ou foram pouco claras, ou os alunos não têm o hábito de serem autónomos na organização de tarefas, ficaram mais de 15 minutos sem executar o que era suposto. O mesmo aconteceu com andebol, o primeiro grupo a "treinar" foi avaliado e o segundo grupo ficou a "treinar". De admirar que o mesmo aconteceu, mas aparentemente não foi um problema para o meu colega. Acredito que o foco era em concretizar da observação, no entanto, acho que devemos aprender com os erros e quando não resulta bem à primeira, fazer a segunda não é inteligente. Para minha surpresa, após o primeiro grupo ter sido avaliado a andebol, o Leandro deu-lhes a liberdade de escolherem o que fazer para se entreter até ao final da aula. Os alunos optaram por "jogar" voleibol naquelas rodas típicas de praia, o que eu achei totalmente descabido e comentei com ele. Pelos vistos, não estava errada, visto que foi chamado a atenção pelo Prof. Dino no final da aula. A Educação Física não pode ser vista como algo para entreter crianças e esta aula pareceu mais um entretinimento do que uma aula.
06/12/2021
Reunião NE
Na reunião de hoje a ordem de trabalhos foi: portfólio, troféu ESAS, reunião com a professora do3.º ciclo , avaliação dos alunos para efeitos classificativos e a avaliação individual por parte do professor cooperante.
No que diz respeito ao meu portfólio tento mantê-lo atualizado, através das reflexões e dos respetivos planos das aulas. Sei que poderia estar mais completo, mas a conciliação com os trabalhos e os jogos aos fins de semana, não me permite fazer muito mais do que aquilo que tenho feito. Irei tentar nas férias de natal finalizar as justificações das UD, bem como os módulos dos MEC que me é possível preencher até ao momento. Não vou mentir, fazer 9 MEC é assustador.
Relativamente ao troféu ESAS não abordamos em grande profundidade, mas já sabemos o que vai acontecer na prova e, apesar de não sabermos exatamente qual será o nosso papel, toda a logística é compreensível e facilmente adaptável.
Hoje foi dia de agendarmos reunião com a professora do 2.º ciclo para sexta-feira, dia 10. Já fomos avisados que os métodos de trabalho são distintos, o que pode causar alguma estranheza inicial, mas será positivo para experimentarmos diferentes abordagens.
Falando da avaliação dos alunos, é um tema que me deixa algo desconfortável devido à responsabilidade que acarreta. O facto de a escola não ter umas "guidelines", por muito subtis que fossem, não me deixa confortável. A avaliação é e sempre será subjetiva, mas apesar de achar que os professores não se devem prender a uma ficha que pode não se adequar à turma ou aquilo que acredita, deveria haver umas diretrizes comuns para todos os professores.
Na reunião, o professor Dino teve a simpatia de partilhar conosco os parâmetros que constam na avaliação que ele fará a nosso respeito nesta fase inicial. Após ouvi-los, fico contente, pois acho que tenho conseguido cumprir minimamente todos eles, uns melhores do que outros, claro, mas faz parte.
09/12/2021
Turma Complementar
Hoje a aula do meu colega foi destinada à avaliação formativa/sumativa da matéria de voleibol e badminton. Nesta aula apenas tinha 1/3 do pavilhão e por isso utilizou a rede de badminton, que daria para 3 campos de duplas. No entanto, todos os alunos estavam em simultâneo a jogar 2x2, não havendo delimitação de campo, nem espaço suficiente para dar continuidade a uma jogada que fosse mais "torta". Na minha opinião não foi muito positivo, uma vez que os alunos em várias aulas jogaram com espaço suficiente, o que se deveria replicar na avaliação, isto é, situações favoráveis para os alunos. Na segunda parte da aula ocorreu a observação de badminton e sucedeu-se o mesmo, estavam todos os alunos ao mesmo tempo a jogar 1x1. Aliás, houve um aluno que veio comentar com o Leandro: "Como é que o professor está a avaliar se sempre que eu toco no volante, toco também no meu colega do lado?" No fundo, o aluno tem razão. Não podemos colocar a nossa vontade acima das aprendizagens dos alunos. Claro que ter os alunos todos os simultâneo implica menos regras de gestão e planificação, mas não queremos o melhor para os nossos alunos?
10/12/2021
Reunião 2.º Ciclo
Pela primeira vez reunimos com a professora responsável pela nossa atuação com o 2.º ciclo. Estivemos a definir as turmas de acordo com os nossos horários e a falar sobre as diferenças óbvias entre a nossa turma atual e aquela que vamos acolher neste 2.º período. Esta abordagem irá ser ligeiramente diferente uma vez que vamos abordar uma prática por blocos. Apenas vamos fazer uma intervenção de 9 aulas de 45 minutos. Eu irei logo começar na primeira semana de janeiro e, como a minha turma tem 3 blocos de 45 minutos por semana, apenas irei lá estar durante 3 semanas. A matéria a abordar será o basquetebol, uma vez que a professora Marinha já iniciou no 1.º período. Uma das minhas dificuldades é perceber o que fazer sem conhecer a turma, sem saber o comportamento e aquilo que posso fazer com esta idade.
16/12/2021
Turma Complementar
Hoje foi a última aula do 1.º período e, como tal, foi destinada à autoavaliação dos alunos. De um modo geral, a autoavaliação correspondeu às notas que o meu colega estagiário prevê atribuir aos alunos.